Bem-vindos à apresentação da pianista internacionalmente reconhecida Teresa Walters, considerada uma das mais talentosas pianistas do mundo. Este recital è parte de uma intense programação internacional, que inclui apresenta cöes por toda a Amèrica do Norte e do Sul, Europa e Ásia. Esta temporada começou com uma tumê inicial pela Índia, que incluiu apresentações do Quinto Concerto para Piano de Beethoven, com a Orquestra de Bombaim, no Centro Nacional de Espetáculos, bem como concertos com a Orquestra Sinfônica de Nova Delhi. Com o patrocionio da Rádio Trans World, ela também realizou recitais em prol das Escolas Infantis “Bom Samartino”, no sudoeste da Ásia. Ao final desta temporada, ela se apresenta pela primeira vez na América do Sul na cidade de São Paulo, viaja para a Itália para se apresentar em homenagem ao 775º aniversário de São Francisco de Assis, e toca pela primeira vez em Bucareste, como solista junto à Orquestra Filarmônica Romena.

Teresa Walters, recentemente, se apresentou no Lincoln Center em Nova York, sendo ovacionada pelas pessoas que lotavam o local. Uma veterana das maiores salas de concertos do mundo, ela realizou recitais no Carnegie Hall de Nova Iorque, no Wigmore Hall de Londres, na Salle Cortot em Paris e no Grande Teatro de Moscou. Suas turnês internacionais nas últimas temporadas incluíram Áustria, Hungria, Suíça, Austrália, Japão e Israel, onde o Jerusalem Post a descreveu como “Maravilhosa! Tão perfeito quanto se esperava ouvir!”

Em outubro passado, Teresa Walters se tornou a primeira pianista Americana convidada para interpretar três recitais europeus em honra ao aniversário do compositor Franz Liszt. Além dos recitais na Academia Liszt de Música, e no Museu Memorial, em Budapeste, ela se apresentou no Palácio Esterhasy, na Áustria, para o príncipe Anton Esterhasy. O recital foi transmitido pela Rede Nacional Austríaca de Televisão, que descreveu Teresa Walters como “uma das mais importantes pianistas do mundo”.

Teresa Walters está gravando uma série de obras sacras para piano de Franz Liszt. O seu último CD da série foi recentemente lançado e recebeu uma indicação para o Grand Prix du Disque. Seu novo CD foi considerado pela revista Fanfare comco “uma formidável amostra de incrível técnica e extrema vitalidade”, incluindo em seu repertório as Harmonies Poétiques et Religieuses de Liszt assim como sua Ave Maria d’Arcadelt, Alleluia e Sonata in B Minor. Em um recente comentário sobre seu novo CD, o Budapest Sun afirmou: “Teresa Walters leva o piano até as nuvens.” O American Record Guide anunciou: “Teresa Walters é praticamente hors concours”. Descrevendo sua virtuosidade, o New York Times escreveu: “Há muito para se admirar. Nenhuma nota se perdeu nas passagens musicais e sua concepção tem todos os requisitos de sonoridade, força e clarenza”. O New York Concert Review publicou: “Esta intérprete de Liszt, altamente capacitada, consegue sobrelevar a música, tanto técnica quanot espiritualmente. Sua transcendental e mágica interpretação transformam o piano. Ela tem um som vasto e intenso, que faz a música parecer uma águia em pleno vôo”. Suas premiadas gravações estarão a fenda neste concerto.


"Teresa Walters traz Romantismo Russo a Ribeirão Preto"

Folha de Sao Paulo
Sao Paulo, Brazil
24 de Setembro

"Pianista norte-americana apresenta obras de dois dos maiores expoentes da música internacional no Pedro II"

"Grandes clássicos merecem intérpretes de qualificação renomada. Sob esse prisma, o público ribeirão -pretano tem uma chance única de apreciar obras de Tchaikovsky e Rachmaninoff por Teresa Walters, uma das principais pianistas internacionais contemporâneas.

"A artista norte-americana se apresenta no Teatro Pedro II, nesta Quarta-fiera, 24 de setembro, a convite do Colegio Metodista. Na apresentação, Walters executará o Concerto No. 2 em Do menor, Op. 18, de Rachmaninoff, e o Concerto No. 1 em Si bemol menor, Op. 23, de Tchaikovsky.

"A escolha do repertório chama a atenção pelo fato de que Rachmaninoff tinha Tchaikovsky como idolo, de quem herdou o estilo. Particularmente sobre Rachmaninoff, o concerto em questão é o mais famoso de seu conjunto, pos marcou sua reabilitação pessoal e profissional após anos de depressão. Para Teresa Walters, as músicas são 
belas por si mesmas e uma otima oportunidade para conhecer mais sobre esses compositors. A concertista veio ao Brasil pela Segunda vez especialmente para a participação nas festividades de 104 anos do Colegio Metodista. Walters explica a importancia que é integrar essa celebração ao comentar uma faixa ao fundo do auditorio do Colegio, em que está escrito "Somos os construtores de um mundo ético". "Essa é uma missão para o mundo, e essa escola participa disso", diz, enfatizando que a visão da instituição para a ética em todo o mundo engloba todas as areas do saber.

"Assim como a ético, a pianista acredita que a música é um instrumento capaz de mostrar "o bom caminho" aos povos. "A boa música é para todos, é uma linguagem universal; você entende e grava todos os concertos", afirma Walters. "É um presente de Deus", completa."


"Colégio Metodista promove audição com pianista norte-americana"

Jornal A Cidade
Ribeirão Preto
23 Setembro

"Teresa Walters nasceu no estado norte-americano de Nebrasca, a pianista começou a se apaixonar pelo piano aos 4 anos de idade, ao manusear o instrumento existente na casa dos avós e tocar melodies que ouvia no radio.

"Três anos depos, já tocava na igreja que a família freqüentava, sempre deixando todos com lágrimas nos olhos. Mais tarde, sua formação desenvolveu-se no Peabody Conservator, onde obteve os títulos de mestrado e doutoroado. 

"Estudou, ainda, no Conservatório de Paris. Reconhecida por seu virtuosismo, já se apresentou no Carnegie hall e no Lincoln Center, em Nova York, no Wigmore Hall, em Londres, na Salle Cortot, em Paris, no Grande Teatro de Moscou e em vários outros países. 

"A apresentação sera na Quarta-feira (24) no Teatro Pedro II, as 20h30. Conhecida em todo o mundo, ela virá à cidade a convite do Colégio Metodista, q ue neste mês completou 104 anos. 

"Esta apresentação integra es festividades de aniversário do Colegio Metodista e é um presente da escola à cidade que a acolheu no final do século XIX. Desde a sua fundação, em 5 de setembro de 1899, o objetivo do ensino Metodista é promover a educação numa perspectiva cristã, estimulando nos alunos, entre outros, os seguintes aspectos: o desenvolvimento da consciência crítica da realidade, a comprensão de que o interesse social é mais importante que o individual, o exercîcio do senso e da prática da justiça e da solidariedade, e a busca da realização como fruto do esforço comum."


"Theatro Pedro II tem programação variada nesta semana"

Jornal O Diário 
Ribeirão Preto
20 Setembre

"O Theatro Pedro II está com agenda variada esta semana. Na Quarta-feira, às 20h30, será a vez deTeresa Walters, pianista internacionalmente reconhecida. Na Quinta feira, no Auditório Meira Júnior, das 9 h às 11h, um Master Class com Teresa Walters, realização do Colégio Metodista de Rebeirão Preto. Os ingressos sao mediante inscrição.

"Teresa Walters, pianista internacionalmente reconhecida, com apresentações realizadas em Nova York, Londres, Paris, Moscou, como também Suíca, Japao, Austrália, Índia, gravou CD com obras sacras de Liszt, para piano, e é considerada especialista no compositor."

"Pianista Americana faz show em Ribeirão"

Jornal Tribuna
Ribeirão Preto, Brazil
19 Setembro

"A pianista norte-americana Teresa Walters estará em Ribeirão Preto no próximo dia 24 para realizar um concerto internacional de piano, no Theatro Pedro II, às 20h30. Conhecida em todo o mundo, ela virà à cidade a convite do Colegio Metodista, que neste mês completou 104 anos. Natural de Nebrasca, Teresa Walters começou a se apaixonar pelo piano aos 4 anos de idade, ao manusear o instrumento existente na casa dos avós e tocar melodies que ouvia no radio. Três anos depoois, já tocava na igreja que a familia freqüentava, sempre deixando todos com lágrimas nos olhos. Mais tarde, sua formação desenvolveu-se no Peabody Conservator, onde obteve os títulos de mestrado e doutorado. Estudou, ainda, no Conservatório de Paris. Roconhecida por seu virtuosismo, já se spresentou no Carnegie hall e no Lincoln Center, em Nova York, no Wigmore Hall, em Londres, na Salle Cortot, em Paris, no Grande Teatro de Moscou e em vários outros países." 


Pianista Americana toca na UNIMEP
SÉRIE INTERNACIONAL DE CONCERTOS

Jornal de Piracicaba
Sábado, 09 de março

Teresa Walters, artista norte-americana descrita pela rede nacional austríaca de televisão, como “uma das mais importantes pianistas do mundo”, estarả se apresentando hoje, a partir das 20 horas, no Teatro Unimep Taquaral, em homenagen ao Dia das Mulheres. No programa especial, obras de Franz Liszt. 

Considerada uma das grandes intérpretes do compositor, Teresa Walters executará hinor sacros de autoria do compositor, como Hymne du Matin, Hymne de la Nuit et Hymne du Pape, além do prelúdio para o Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis e os Sonetos 104 e 123 del Petrarca. 

Na América do Sul pela primeira vez, o concerto da pianista integra uma programaçãinternacional que se iniciou pela Índia, onde a pianista se apresentou com a orquestra de Bombaim e a Sinfônica de Nova Delhi. A turnê também inclui um recital na Itália e em Bucareste, como solista junto à Orquestra Filarmônica Romena.

TRAJETÓRIA- Natural de Nebrasca, filha de fazendeiros, Tereza começou a se apaixonar pelo piano ainda criançia, aos 4 anos, ao manusear o instrumento existente na casa dos avós e tocar, “de ouvido”, melodies que acabara de ouvir no radio. Para ela, desde então, tocar o instrumento tem sido algo natural e na música fazer sua carreira a única opçâo que Ihe pareceu posível. 

Aos 7 anos, os registros mostram que, tocando na igreja que a família áfreqüentava, deixou aqueles que a ouviam com lágrimas nos olhos. Mais tarde, sua formação desenvolveu-se no Peabody Conservator, onde obteve os títulos de mestrado e doutorado. Estudou, ainda, no Conservatório de Paris.

Reconhecida por seu virtuosismo, ela já se apresentou no Carnegie Hall e no Lincoln Center em Nova York e no Grande Teatro de Moscou, além de váríos países. Trata-se da primeira pianists norte-americana convidada a integrar os recitais europeus programados, no ano passado, para as comemorações do aniversário do compositor Franz Liszt, já que ela é considerada uma de suas principais intérpretes.

Teresa Walters está, inclusive, gravando uma série de obras sacras para piano de Liszt. Seu ultimo CD da série recebeu uma indicação para o Grand Prix du Disque. Crítica do New York Times sobre seu desempenho nas gravações registrou que, nela “há muito o que se admirar. Nenhuma nota se perdeu nas passagens musicais e sua concepção tem todos os requisitos de sonoridade, força e clareza”. Já para o New York concert Review, “esta intérprete de Liszt, altamente capacitada, consegue sublevar a música parecer uma águia em pleno vôo”.

Tereza Walters traz a Piracicaba também suas gravações,. Na Segunda-fiera, dia 11 de março, a pianista norte-americana ministra um master class a alunos da Escola de Música de Piracicaba “Maestro Ernst Mahle” et Universidade de Saõ Paolo.